Campeão brasileiro Robert sofreu com depressão
Robert da Silva Almeida mais conhecido como Robert, nasceu emSalvador, no dia 3 de abril de 1971. Ele é um ex-jogador que atuava como meia, sendo Campeão Brasileiro pelo Santos em 2002. Robert viveu momentos de glória com a camisa do alvinegro praiano, mas foi pelo Peixe que ele também enfrentou um dos obstáculos mais difíceis de sua vida: a depressão.
Robert chegou no alvinegro praiano em 1995, após passagens por Olaria, Guarani e Rio Branco. Seus problemas psicológicos iniciaram um ano depois, principalmente após um episódio onde o atleta lesionou o joelho, em partida contra o Grêmio.
“A depressão começou em 1996, pelo Santos. Eu estava com problemas psicológicos, não estava bem espiritualmente, e o time também não estava bem. Naquela época, eu não estava firme, e a insegurança profissional começou a minar minha mente e meus sentimentos. O time quase foi para a segunda divisão, e aquilo foi me deixando triste. Quando o ano virou, deu uma aliviada. O Luxemburgo chegou e começou a formar um time melhor, mas a depressão não foi tratada e ficou escondida dentro de mim”, afirmou o ex-atleta em entrevista ao jornalista Ademir Quintino.
“Fui campeão, meu filho nasceu, e eu parecia mais feliz, mas ainda estava doente. Quando fui vendido para o Grêmio, na minha estreia, fui subir de cabeça e quando desci, meu joelho torceu e rompeu os ligamentos. Aí a depressão voltou com tudo. Achei que minha carreira tinha acabado ali. Foi muito difícil, foi grave, mas sei que fui curado. Cheguei a ser internado para cuidar da cabeça”, relatou.
Hoje, Robert segue no futebol, mas como treinador. Seu primeiro trabalho foi no União, de Mato Grosso. Depois, teve passagens por Novoperário e Corumbaense. “Estou trabalhando como treinador. Já trabalhei em três clubes do Mato Grosso. Agora tem surgido convites para trabalhar em outros estados, como Goiás e Mato Grosso do Sul, mas estou aproveitando essa parada para avaliar direitinho”, relatou o ex-atleta.